quinta-feira, 24 de março de 2011

AÇÃO GRIÔ ESC.MUN.PERIPERI 2011 SALVADOR=BA

Cheguei em salvador em 27 de janeiro pra voltar em seguida do carnaval que nada fiquei 57 dias partiçipei  dos mais variados eventos emostro aos amigos fotos de açao grio inedita toda as escolas municipais de salvador fazem bailes de carnaval alvaro mora em periperi e em projeto da prefeitura trabalha a 10 anos em ofiçinas de futebol e ao visitar as escolas fui convidada  a brincar com a criançada as professoras fantasiadas muito confeti e serpentina marçhas rançho e sambas antigos tambem axes  e hinos de carnaval de dodo osmar alçeu valença  de uma linha melodica linda  lembrarei para sempre da alegria vivida

Participação no Documentário O Grande Tambor

A Cartarse, de Porto Alegre, produziu o Documentário O Grande Tambor sobre o tambor de Sopapo, que é um instrumento trazido diretamente da África ao Sul do Brasil com os negros escravizados que vieram trabalhar nas charqueadas. Eu participei do filme de duas formas: com depoimentos e com imagens do desfile da Escola de Samba Ramiro Barcellos que levou pra passarela o enredo dos Griôs de Pelotas e da criação do sopapo.

Para ver meu depoimento clique no link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=nzWxuN4wVDU

Para ver o trailer do documentário clique aqui

Na foto apareço com as alegorias da Estação 1ª do Areal

Participação musical no encon tro dos Griôs em São Lourenço do Sul RS


Participei da Atividade Vivendo em Redes, organizada através da Ação Tuxáua Rota Digital Sul de Paulo Sergio Medeiros Barbosa e do Zuando Som - Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs do Rodrigo da Rosa Apolinário e Rodrigo Prates. O encontro, que aconteceu em maio de 2010 reuniu  os Mestre Griôs e outros ativistas culturais de São Lourenço do Sul, Porto Alegre, Pelotas.

Participei da gravação das histórias e músicas dos mestres, como parte da oficina de áudio. Nesta oficina, que teve a participação importante de Sérgio Melo, da Rádio Amnésia/Coletivo Nordeste Livre) e de Lucas Alberto (Lucasa) da Associação Software Livre, e apoio da Casa Brasil de Porto Alegre, os oficineiros (Jackson, Mestre Paraqueda e Paulo Romeu do Odomode Porto Alegre, Pelé do Quilombo Rincão das Almas de São Lourenço do Sul, Joel Sandro do Quilombo Manuel do Rego de Canguçú, Clediane do Ponto de Cultura Musicart de São Lourenço do Sul, Dilermando da Ong Odara de Pelotas, e Themis do Coletivo Catarse de Porto Alegre) conheceram ferramentas livres de edição de áudio que permitem a gravação e edição de músicas produzidas nas comunidades e facilitam a difusão cultural através de rádio web e comunitária, ao mesmo tempo gerando conteúdo de áudio  gravado e editado com base nas rodas de música e conversas do encontro.






Ação em Salvador - Bahia

Caminhada Griô

Depois de 10 anos de saudade do filho Álvaro, fui à Salvador e com ele vivi momentos culturais inesquecíveis, fortalecendo minhas vivências e compartilhando minhas histórias. Minha caminhada foi repleta de visitas, com missa da benção, axés no Terreiro de Oxumaré e no Terreiro de Mãe Maria no Alto do Periperi, missa de sexta-feira no Bonfim.

Acompanhei o trabalho de Álvaro na Casa do Artesão, onde ele toca sopapo  com o Grupo Vem Sambar. O sopapo foi confeccionado em oficina com Mestre Baptista e Dilermando.